terça-feira, 16 de junho de 2009

Case Empresarial. Conflitos.




Na empresa onde administro, os funcionários onde gerencio são todos auxiliares de produção, vulgarmente chamados de "peões".
Existem várias situações, onde por serem de uma classe menos favorecida, encontro dificuldade para explicar algumas coisas e até "segurar as pontas" em alguns casos.

Atualmente estou com um problema, onde o chefe da produção não vai com a cara de um outro funcionário. Sinceramente eu ainda não intendi o motivo da briga, porém, cabe a mim tentar intervir de alguma forma para amenizar a situação e não deixar acarretar em algo pior.
Tentei conversar com as 2 partes, mais não obtive nenhum resultado, pois por não terem muito estudo não intenderam e simplesmente falaram "não vou com a cara dele e não trabalho com ele".

Pensei em várias atitudes para tomar, até em forçar eles trabalharem junto, mais posteriormente vi que não daria certo, pois além de, diminuir o desempenho dos 2, pode acarretar agressões físicas.

Minha atitude então foi separa los. A empresa tem 2 barracões distintos, onde se encontram em ruas diferentes, então aloquei um na parte de triagem de material e o outro que já era o chefe da produção ficou onde estava.
Futuramente talvez ou eles se acertam ou terei que mandar um embora, mais por hora esse problema foi resolvido.

Eduardo Godzikowski
Comercio de Tintas Piquiri

8 comentários:

  1. pelo amor de DEUS aprende a escrever em português primeiramente.

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  2. Você não parece nem um pouco interessado em resolver esse conflito,em momento algum se colocou no lugar de seus subordinados para saber o que realmente os incomoda.
    Tentar conversar não é o mesmo que conversar, o que está faltando é diálogo ente vocês tres.

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  3. Primeiramente afirmo que está faltando estudo pra você também. Não assalte a língua portuguesa.

    Nesse caso, pergunto-lhe: você acredita que separar ou futuramente demitir um dos dois será mesmo a melhor solução?

    Percebo que falta empatia por sua parte. Tente descobrir e entender a verdadeira razão, o real motivo pelo qual os dois estão de "pirraça". Para isso, o melhor é marcar um encontro com os dois juntos, cada um em um lado na mesa. E você, como mediador, tentar acertar todos os pontos. É uma reunião bem conflituosa, uma vez que o nível de inteligência emocional deles podem ser baixos.
    Aprenda a gerenciar conflitos. Pois se você descobrir o real motivo pelo qual os dois estão assim, você poderá evitar que mais conflitos como esse aconteça. Isso é gerenciar conflito. Nao é só resolver quando o problema acontece, mas evitar que aconteça.
    Mas.. para isso, você precisa investigar, ser empático, se por no lugar deles. Isso é viável, te economizará muitos custos com demissão e remanejamento de função.

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  4. Pergunte a eles o que aconteceu. Faça-os aprender a separar as pessoas do problema. Peça-os para propor soluções que atendam ao interesse de cada um. Busque alternativas que possivelmente atendam aos dois.

    E deixe-os participar da solução, pois quem não faz parte da solução, faz parte do problema!

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  5. aff, esse povo que pensa que sabe muita coisa de portugues é fo**! O cara pediu uma opinião sobre conflito, não pediu correção de texto seus babacas!

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  6. Concordo com o comentário de 03/11/2011. Quanta arrogância desses anônimos! A Pessoa está pedindo ajuda para tentar solucionar o conflito profissional, assim sendo, ela acredita que terá ajuda, mas as pessoas somente estão preocupadas em ridicularizá-la.Deprimente e ridículo, quem é o sabe - chão da Língua Portuguesa? Talvez uma espécie de professor Pasquale!

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  7. Profª Maracy Alves (PUC-Rio)8 de maio de 2013 às 06:14

    Prezado
    Percebo seu interesse em buscar solução para o problema ocorrido em 2009 relatado por você. É fato que muitos gestores atualmente passam pela mesma situação que você passou na época sem saber como gerenciar o conflito. É fato, também, que o melhor caminho para a solução é através do gestor que, entretanto, precisa estar preparado para isto. Este fenômeno tem sido alvo de estudos acadêmicos há décadas. Alguns modelos de gestão de conflitos foram analisados em várias pesquisas. Há correntes teóricas que acreditam que o conflito é positivo para o desempenho de equipes de trabalho e outras que, ao contrário, defendem que os conflitos não melhoram os resultados. Há vários artigos publicados sobre este tema na base Scielo. Indico a leitura de um texto de pesquisadores da Universidades de Coimbra e do Porto, denominado "(RE)PENSAR OS CONFLITOS INTRAGRUPAIS: DESEMPENHO
    E NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO". Segue o link: http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?pid=S0874-20492007000200011&script=sci_arttext

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