sábado, 20 de junho de 2009

Resumo do livro Familia S.A


Esta obra foi organizada como um conjunto lógico de aulas para serem ministradas aos interessados no tema d empresas familiares. Dividida em quatro partes, apresenta na Parte I as explicações básicas, que servem de fundamento para uma melhor compreensão de conteúdo principal do livro, iniciando com a  noção de organização envolvendo a definição, o histórico e as cracteristicas das empresas familiares; os comentários sobre suas vantagens e desvantagens; alem da apresentação de outros conceitos como administrador e proprietário,herdeiro e sucessor.
 A Parte II faz explicações associadas a gestão de um empresa familiar, destacando aspectos como: missão e estratégia; relacionamentos das pessoas e seus impactos na empresa familiar; ciclo de vida de uma organizacão ; profissionalização e ingresso de familiares nos negócios; bem como demonstra as peculiaridades que diferenciam os três mundos que se relacionam numa empresa familiar, o mundo familiar, o mundo corporativo e o mundo societario.
Dedica uma atenção especial o processo sucessório na Parte III, destinando um conjunto de capítulos a este tema, já que constitui  principal fator de conflito das empresas familiares. Aborda comentários sobre as dificuldades envolvendo o inicio da sucessão, o momento ideal para se tratar deste assunto, os motivos que costumam causar discussão entre herdeiros e sucessores e a escolha do sucessor.
A Parte IV expõe métodos e técnicas para gerenciar os conflitos e minimizar seus potenciais efeitos dentro das empresas familiares, como  a governança corporativa, o conselho de administração, o conselho familiar, o acordo de acionistas, o testamento, o protocolo familiar e a criação de holding.

Nenhum comentário:

Postar um comentário